Edição 91 – Nomes dos anos 80, o novo de Tim Hecker, e a dor de Heather Leigh.

Mais uma emissão d’A Mosca!

Para dar início às hostilidades, os ‘sons futurísticos’ de Sun Ra, com um dos registos mais antigos e simultaneamente acessíveis do grupo. Data de 1961, e foi gravado maioritariamente com Sun Ra ao piano.

Depois, dedicámos algum tempo aos anos 80 e à pluralidade de tendências deste período. Chamámos os Tom Tom Club, grupo afecto aos Talking Heads e com o qual partilha alguns membros – e muita da sonoridade densa e declaradamente rítmica; os The Cleaners from Venus, e a belíssima Wivenhoe Bells II, do disco ‘Cleaners from Midnight’ (1982),  que nos convida a revisitar a sua extensa carreira num futuro próximo; os Minutemen, nome marcante do rock alternativo americano, dividido entre a estrutura punk à la The Wire e a vontade de explorar outras texturas tão predominante no pós-punk. Podiam ter sido a sugestão da Porto Callingque desta vez nos trouxe os Tuxedomoon e a sua In a Matter of Speaking, do disco ‘Holy Wars’ (1985).

Ainda antes de passar à música mais experimental, recordámos um disco dos The Zombies, ‘Odessey and Oracle’ (1968), cujas músicas são um autêntico hino à pop densamente orquestrada – chamam-lhe pop barroca.

A passada semana fica marcada pelo lançamento do novo trabalho de Tim Hecker, que opera as texturas que já vinha a descobrir no seu disco anterior, ‘Virgins’ (2013). Deste novo ‘Love Streams’ (2016) ouvimos duas músicas. É um belíssimo disco. Para terminar, um trabalho devastador de Heather Leigh, que aqui colabora com Peter Brötzmann. Ela canta e usa a guitarra, ele toca o saxofone, e todo o disco está imerso numa sempre presente dor que Leigh vai tentando exorcisar. Foi a melhor forma de terminar esta emissão, e muito se recomenda que a ouçam até ao fim. Que belo momento!

Voltamos para a semana! Na madrugada de sexta-feira para Sábado, com a emissão em directo na Rádio Lisboa, e no Sábado seguinte com a emissão 92 do programa. Até já!


91

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s