Edição 87 – Música holandesa, excursões nigerianas, os Wire, e música clássica.

A Mosca passou a última semana na Holanda, donde trouxe algumas recomendações. Uma delas abre a mais recente emissão: chamam-se Bots, e lançaram o seu primeiro álbum no ano de 1975, Van Kwaad Tot Erger. A sua música é dinâmica e bem preenchida, como se ouve pelo single que apresentámos. E, tal como fizemos referência na emissão, a fotografia do grupo é lendária.

Screen Shot 2016-02-08 at 11.16.11.png
Atentem, sobretudo, no músico do meio. Que pérola!

Depois, prosseguimos com William Onyeabor, icónico músico nigeriano cuja música é inconfundível. Escolhemos, do seu disco-referência Atomic Bomb (1978), algumas faixas.

Já sob a guarida da Porto Calling, a loja de discos que apoia o projecto d’A Mosca, apresentámos duas sugestões: intimamente ligado ao dub, Prince Jammy traz-nos uma vertente ‘computacional’ da música que se propôs a despir o reggae – o resultado está à vista em Computerised Dub (1986). Logo a seguir, uma breve retrospectiva na carreira dos Wire, de quem ouvimos excertos dos seus três primeiros discos: Pink FlagChairs Missing, 154 (1977, 1978, e 1979, respectivamente). Um projecto musical marcante na matriz do pós-punk.

Recuperando a experiência na Holanda, que muito ficou a dever à música clássica, recordou-se a composição de Edvard Grieg, a suite Peer Gynt, aqui interpretada pela Orquestra Filarmónica de Berlim, e conduzida por Herbert Von Karajan; para terminar em grande, ficam as honras dadas ao russo Sergei Rachmaninoff, um russo de composições românticas, cujo primeiro andamento do Piano Concerto nº2 foi interpretado por Sviatoslav Richter, e conduzido por Stanislaw Wislocki. Oxalá esta aposta na música clássica seja para manter nas próximas emissões!

mosca 87.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s