Edição 84 – A música pop de Drake, a viagem à Atlântida, e a experimentação da ópera chinesa.

Sejam bem-vindos a mais uma emissão d’A Mosca!

A abrir, aludimos ao viral e contagiante mais recente single de DrakeHotline Bling, mas mostrámos um trabalho anterior, provando que a sua capacidade de fazer boas, e viciantes músicas pop não é de agora. É, de resto, uma desculpa para mostrar um pouco mais hip-hop (que tem desaparecido das últimas emissões). Por isso, temos os Digital Underground, grupo seminal dos anos 90 – a golden age do hip-hop – como também o Slug, que mais tarde viria a integrar os Atmosphere. Este último costuma abordar temas que não são muito habituais, e a música que trouxemos é por muito considerada das melhores de toda a sua carreira.

O nosso patrocinador, a Porto Calling, recomenda os Sleaford Mods, o interventivo grupo britânico que muito tem para dizer. Depois, destacámos o mini-disco dos Tuxedomoon, de nome Ship of Fools (1986). O nome evoca uma alegoria atribuída a Platão, na qual um barco navegava à deriva com a sua tripulação de tolos, malucos e inconscientes, e os conselhos do seu único capitão – um filósofo – são constantemente ignorados. Mas, divaguei. Os Tuxedomoon têm uma carreira extensíssima, desde os finais da década 70, e lançaram muitos álbuns importantes. Desta vez, destaco um disco que foge às suas raízes sediadas no pós-punk e passa pelo jazz, e deles ouvimos a primeira música, Atlantis – é das melhores que por aqui já passaram, na atmosfera que evoca. E antes ao destaque seguinte, ainda temos os The Cure, que já prometeram uma vinda a Portugal no próximo ano.

Quanto à carreira de Mike Patton, muito havia por dizer. O músico conta agora com 47 anos, e começou a sua carreira profissional na música desde os seus 20 anos. Ao longo destes anos todos, já namorou imensos estilos diferentes, sempre com a competência que se lhe reconhece. Além deste projecto Mr. Bungle (do qual ouvimos o álbum California), destacámos breves apontamentos de outros registos completamente distintos: primeiro, Pranzo Oltranzista (1997), de uma pouco ortodoxa concepção e com nomes fortes à mistura – entre eles, Marc Ribot e John Zorn -, e, de 2001, o álbum de LovageMusic To Make Love To Your Old Lady By, com a colaboração de bons nomes do hip-hop, como Dan the Automator. No espaço de 4 anos, três projectos inteiramente opostos, como se fossem de artistas diferentes.

E, para último destaque, um interessantíssimo projecto de origem japonesa. Chamam-se Ground Zero, e no seu catálogo contam com mais de uma mão cheia de álbuns, alicerçados a meias entre colagens sonoras e instrumentação ao vivo. Quando ouvi pela primeira vez Revolutionary Pekinese Opera Ver.1.28 (1995), gostei especialmente da facilidade com que se evocam samples diferentes, mesmo sem a necessidade de os contextualizar – e mesmo que os fizessem, há uma enorme distância cultural que nos impedia uma compreensão total. Mas, por isso, é um trabalho ainda mais meritório: mesmo com essa imcompreensão, musicalmente é um registo muito rico, sobretudo para quem aprecia este tipo de colagens sonoras. É uma óptima experiência, e é possível que ainda não tenham ouvido nada com esta energia.

Fica, também, o link para uma actuação ao vivo deste mesmo álbum, tão ou mais interessante que a música do disco. 

Voltamos para a semana, com mais uma emissão. Até já!

 
84.png

 

Anúncios

One thought on “Edição 84 – A música pop de Drake, a viagem à Atlântida, e a experimentação da ópera chinesa.

  1. Temo ser obrigado, (mais uma vez) a corrigir o ser ignóbil que produz este mediocre programa.

    O melhor album de Mr.Bungle é o primeiro.

    Para acabar deixo aqui uma citação: “prezo a sua opinião mas você é um idiota” – A.J.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s