A Mosca – Edições 74 e 75

Como é apanágio em alturas de início ou fim de compromissos académicos, a actualização dos podcasts fica sempre um pouco mais demorada. No entanto, aqui as têm: duas emissões d’A Mosca que, espero eu, sejam óptima companhia. A partir de Outubro espero também recuperar o ritmo de escrita que tive em certas alturas do passado ano, quando os posts eram semanais e incluíam opiniões sobre cinema. E a propósito: desde Janeiro de 2015, vi 94 filmes. Será que chego aos 150?

Edição 74

Esta emissão fica indelevelmente marcada pela fantástica compilação Those Shocking Shaking Days, que recupera uma série de canções de diversos artistas indonésios da década de 70. Deste grupo de artistas, ouvimos Super Kid. Seguidamente, não podia faltar a incursão pelas densas batidas do hip-hop. Para primeira escolha, o projecto de Amerigo Gazaway, um americano que faz fantásticos mash-ups de artistas que, em vida, nunca colaboraram, e para exemplo ouvimos Mos Def com Marvin Gaye; depois, tivemos espaço para as cinematográficas paisagens sonoras de DJ Frane, e o seu álbum Journey To The Planet of Birds. Para terminar esta jornada em alta, turvou-se o ar e aqueceu a atmosfera – chegou Ras G, colega e aprendiz de Flying Lotus. Estava na altura de voltar ao Planeta Terra. E fizemo-lo em grande! Ouvimos o novo trabalho de Julia Holter, que está fantástico como toda a sua discografia, como também ouvimos um trabalho dos The Angels of Light, grupo onde integra a lenda Michael Gira. Posto isto, estava na altura de perder mesmo a cabeça, e arrepiar caminho por trilhos mais abstractos – embora não menos recompensadores. Ouvimos o compositor Nicolas Collins, primeiro em entrevista, e depois a sua música; e, imediatamente a seguir, uma amostra do novo album de Oneohtrix Point Never (mal podemos esperar!). O final da emissão ficou a cargo de Glenn Branca, de quem ouvimos uma composição presente no seminal álbum The Ascension: para quem estuda, ou gosta imenso de música, é essencial ouvi-lo nem que seja apenas uma vez. O fecho ficou a cargo da libanesa Yasmin Hamdan, que actuou há pouco tempo na cidade de Braga.

Clica para ouvir a 74º emissão!
Clica para ouvir a 74º Edição!

Edição 75

Na edição 75 começámos pelo delicioso hip-hop dos The Roots, um clássico americano. Depois, e ainda no mesmo género, temos a fusão com o jazz da editora Blue Note por mão dos Us3, num álbum que se equipara ao fantástico trabalho de Guru, Jazzmatazz, desaguando em mais um marco da música americana, o advento do funk, aqui interpretado magistralmente por James Brown. O grande destaque, porém, vai para Paul Simon, de quem ouvimos uma canção do seu álbum Graceland, muito inspirado na música africana. E já que falamos nele, porque não recuperar também os Simon & Garfunkel, o seu grupo original? Seguidamente, e antes de entramos em música mais experimental, ouvimos o primeiro trabalho dos Qwanqwa, uma banda originária da Etiópia. O terreno mais esotérico guardou-nos um nome pesado do industrial britânico – Genesis P-Orridge – e uma misteriosa colaboração; logo depois, o novo álbum de Micachu (Mica Levi) and the Shapes, um trabalho muito interessante e que merece ser ouvido, se gostaram da amostra. Para terminar, um caminho melancólico entre a música de Flying Saucer Attack A Winged Victory For The Sullen. A última faixa ficou a cargo de um cantor georgiano – de quem, devido às barreiras linguísticas, não sabemos muito. Mas recomendamos que a ouçam, por ser muito, muito bonita.

Clica para ouvir a 75º Edição!
Clica para ouvir a 75º Edição!

 

A Mosca vai para o ar nas madrugadas de

segunda para terça-feira, a partir da

1 da manhã.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s