Popol Vuh – Hossiana Mantra

A música como expressão e manifesto de saber, ou uma vontade de saber, ou consequência da ausência do conhecimento. Deixemos de parte a razão, e resta-nos o instinto, a emoção, a abrangência dos cinco sentidos. Schopenhauer elevava a música sobre as outras artes pela sua não representatividade do concreto. Romantizemos-lhe o conceito e juntamos a infinita expressão da música: intemporal, inenarrável, inexplicável. A música, no seu âmago, de puros e invioláveis desígnios, é nosso património, representação, talvez, de um saber que não será mais que a nossa experiência, uma busca que justifique a nossa humanidade.

Hossiana Mantra, obra do ano de 1972, é acompanhamento sonoro para tais inusitadas reflexões. A obra fundamental dos alemães Popol Vuh, fruto da liberdade concedida pelos primórdios do krautrock, é uma singular composição que nasce da iniciativa e experiência de Florian Fricke, na altura entregue à descoberta de uma espiritualidade na religião – absorto, como estava, tanto no cristianismo como no hinduísmo. As experiências electrónicas que concretizou até então não apontavam para um novo rumo musical: sem nunca perder a essência dos alicerces musicais ocidentais, pôs de parte o seu sintetizador Moog e levou os Popol Vuh numa jornada acústica, à excepção da guitarra eléctrica, e guiados, a espaços, pela voz angelical da coreana Djong Yun.

Juntam-se o piano, o violino, o oboé, as guitarras e a tambura, um pacto selado por uma voz que não canta palavras e que nos surge à segunda faixa. O ponto alto dá-se na épica canção seguinte, onde todos se manifestam a seu bel-prazer. Aqui chegados, não há volta a dar – deixemo-nos levar. 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s